sábado, 3 de janeiro de 2009

Novas regras ortográficas

2009 se iniciou com novas regras ortográficas, lembro que em meados do ano passado li uma matéria a respeito e pensei: tanta coisa pra fazer e nego vai se preocupar em unificar a ortografia, que entrou em vigor ontem no Brasil, causando divergências entre escritores, lingüistas, educadores, políticos, e por que não, em mim, em você, no seu irmão que entrou no ensino fundamental em 2008, em nossos avós e principalmente nos papagaios.
Apresentamos a seguir uma breve explicação das principais mudanças que ocorrerão no português brasileiro.

I) Alfabeto
O alfabeto, que hoje tem 23 letras, passará a contar com 26, com a volta das letras k, w, y.

II) Acentuação
Acento agudo = não serão mais acentuadas as paroxítonas que tenham os ditongos abertos ei e oi. Assim, a palavra assembléia não terá mais acento, será assembleia. Pertencem a essa lista, palavras como idéia, geléia, Coréia, bóia, jibóia, Tróia, heróico, que deverão ser grafadas como ideia, geleia, Coreia, boia, jiboia, Troia, heroico.
Não receberão acento as palavras paroxítonas com i e u tônicos, quando formarem um hiato. Assim, baiúcae feiúra deixarão de ser acentuadas.
As formas verbais que possuem acento tônico na raiz, com o u tônico precedido de g ou q e seguido de e oui deixarão de receber acento. Dessa forma, argúis e redargúis, serão arguis e redarguis.
Acento circunflexo = as paroxítonas terminadas em oo e em eem não serão mais acentudas. Assim, as formas vôo, abençôo, perdôo, vêem, dêem, crêem, lêem passarão a ser grafadas como voo, abençoo, perdoo, veem, deem, creem, leem.
Acento diferencial = o acento diferencial, hoje, é utilizado para distingüir palavras homófonas (que possuem o mesmo som). Essas palavras podem ter acento agudo ou circunflexo. Com o acordo, o acento das palavras homófonas deixará de existir. Assim, as seguintes palavras deverão ser escritas da mesma forma:
para (preposição) e pára (verbo, 3ª pessoa do presente do indicativo);
pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo);
péla (do berbo pelar) e pela (preposição com artigo).
No entanto, o acento diferencial será mantido para a distinção de por (preposição) e pôr (verbo) e pôde (verbo conjugado no passado) e pode (verbo conjugado no presente).

III) Trema (já sinto saudades do trema)

O já conhecido e temido sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u nos grupos que, qui, gue, gui será definitivamente suprimido. Dessa forma, palavras como agüentar, lingüiça, tranqüilo, freqüente, deverão ser todas grafadas sem o trema.
Contudo, o acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, como Bündchen.

IV) Hífen
O hífen deixará de existir em dois casos.
* Quando o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com r ou s, devendo-se estas consoantes duplicar-se. Dessa forma, palavras como anti-religioso e anti-semita deverão ser escritas comoantirreligioso e antissemita.
* Quando o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com vogal. Dessa maneira, palavras como auto-estrada e extra-escolar passarão a ser grafadas como autoestrada e extraescolar.
Porém, o hífen permanece se a palvra for iniciada por h, como em anti-horário e mini-hotel ou se o prefixo terminar pela mesma letra que inicia a palavra a que ele se liga, por exemplo, anti-inflacionário e tele-educação.

V) Palavras de dupla grafia:
O acordo ortográfico prevê dupla grafia nas palavras proparoxítonas cuja vogal tônica admita mudança de timbre. Ou seja, o novo acordo leva em consideração a diferença de pronúncia em cada país. Assim, será aceita a dupla grafia de palavras como fenômeno e fenómeno, tênis e ténis, cantamos e cantámos,acadêmico e académico.


fonte: não salvo

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mais um ano

Mais um ano se passo...
Quantas coisas aconteceram, coisas boas e coisas ruins.
Mais fazendo um balanço geral o ano foi BOM. Aprendi mto, reencontrei pessoas, descobri os verdadeiros amigos, ri mto, chorei bastante também, a vida é assim cheio de altos e baixos, mais com um único propósito fazer com q aprendemos a lidar com as dificuldades e dividir a felicidade, os momentos de alegria com as pessoas especiais. Acho q é isso...
Esse ano não vai ser diferente curtir cada momento porque são únicos, o tempo não volta atrás pra você corrigir algo ou pra você aproveitar melhor o momento. Então a dica é aproveite cada minuto, cada oportunidade, cada pessoa q aparecer na sua vida, por mais q você ache q não vai fazer diferença digo por experiência própria faz sim muita falta. Então aproveite o máximo e faça com que o ano seja melhor do que o q passou e pior do que o próximo que virá.

Feliz 2009 !!!!!!!!

Paz, Amor, Saúde e Prosperidade !!!!!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

....

Sorte de hoje: Viver amanhã é muito tarde. Viva hoje!!!!!